A segunda vinda de Cristo

02/22/2020

09:20:54 AM

Jesus é o Caminho a Verdade e a Vida

A segunda vinda de Cristo é a cumeeira da História; é o apogeu, a apoteose, o ponto culminante, a consumação de todas as coisas. A História não caminha sem rumo nem está à deriva. A História não é cíclica, repetitiva, como pensavam os gregos nem caminha para o desastre como ensinam os existencialistas modernos. A História é teleológica (ela tem uma finalidade) e linear. Ela caminha para uma consumação, em que a vitória será de Cristo e da sua igreja. O mesmo Jesus que nasceu numa manjedoura, cresceu numa carpintaria e morreu numa cruz, também ressuscitou gloriosamente. Ele está assentado em um trono, reina absoluto e sobranceiro sobre todo o universo e voltará majestosamente para julgar as nações e viver com a sua igreja.

A segunda vinda de Cristo é uma verdade incontroversa, embora cercada de ceticismo. Há aqueles que zombam da sua promessa e escarnecem daqueles que crêem e pregam sobre esta augusta verdade. Há aqueles que têm medo de falar a respeito do assunto e preferem amortecer a consciência com o anestésico da fuga. Há outros que, embora creiam nessa verdade, vivem desatentos como se Jesus jamais fosse voltar. A segunda vinda de Cristo será um dia de trevas e não de luz para os que estiverem despreparados. Aquele dia será o grande dia da ira do Cordeiro. Naquele dia ele virá não como advogado, como defensor, mas virá como Juiz. Ele virá não para defender os pecadores, mas para julgá-los segundo as suas obras. Naquele grande e terrível dia, os grandes e pequenos homens vão tentar fugir e se esconder da sua presença, mas não haverá sequer um lugar seguro para eles. Eles vão desejar a morte, mas a morte fugirá deles. Terão de comparecer perante Aquele cujos olhos são como chamas de fogo.

A segunda vinda de Cristo será dia de gozo inefável para os remidos. Será o dia da recompensa. O dia em que os mortos em Cristo ressuscitarão para a ressurreição da vida, com corpos imortais, incorruptíveis, gloriosos, poderosos e espirituais e os vivos serão transformados e arrebatados para encontrar o Senhor Jesus nos ares e estarem para sempre com ele.

A segunda vinda de Cristo abrirá as portas para o juízo final. Todos terão de comparecer perante o Juiz de vivos e de mortos. Ele se assentará no seu trono e julgará as nações. Os homens serão julgados segundo o que estiver escrito nos livros. Eles serão julgados pelas suas palavras, obras, omissões e pensamentos. Pelas obras ninguém poderá ser justificado nesse tribunal. Por isso, outro livro será aberto, o livro da vida. E se alguém não for encontrado no livro da vida do Cordeiro, será lançado no lago de fogo. Porém, aqueles que foram remidos no sangue do Cordeiro, e cujos nomes estão inscritos no livro da vida, entrarão na posse do Reino, desfrutarão das venturas celestiais preparadas para eles desde a fundação do mundo.

A segunda vinda de Cristo coloca ponto final na História e fecha a porta da oportunidade para os homens. Não haverá segunda chamada. Não haverá novas oportunidades depois que o Noivo chegar. A porta será fechada e quem não tiver azeite em suas lâmpadas e não estiver trajando as vestimentas da justiça de Cristo não terá acesso à sala do banquete. Nós devemos estar atentos aos sinais da segunda vinda de Cristo. Não podemos desprezar as profecias. Não podemos ser insensatos e fechar os olhos ao que acontece à nossa volta. As profecias estão se cumprindo. O Rei da glória breve virá. Em breve a trombeta de Deus soará. Em breve o Senhor dos senhores surgirá nas nuvens com grande poder e glória, acompanhado pelos santos e por um séquito de anjos. Naquele dia ele matará o anticristo com o sopro da sua boca, e colocará todos os seus inimigos debaixo dos seus pés. Naquele dia a grande meretriz cairá, a Babilónia perversa, que se embebedou com o sangue dos mártires. Naquele dia serão lançados no lago de fogo o anticristo, o falso profeta, o dragão, a morte e o inferno e todos aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida. Precisamos nos preparar para esse glorioso dia. Ele virá como ladrão de noite.

A segunda vinda de Cristo apanhará a muitos de surpresa. Os homens estarão vivendo despercebidamente como a geração que foi destruída pelo dilúvio e como as cidades de Sodoma e Gomorra que foram varridas do mapa pelo juízo divino.

Agora é hora de se preparar. Agora é o tempo oportuno de corrermos para Deus e nos rendermos ao seu Filho. Hoje é o dia da salvação. Hoje é o dia oportuno para reconciliar-se com Deus. Devemos amar e apressar a vinda do Dia do Senhor. Precisamos saber que o evangelho do reino precisa ser pregado a todas as nações antes que venha o fim. Precisamos, como agentes do reino, viver preparados a todo instante, conclamando os homens a se arrependerem e a se reconciliarem com Deus enquanto é tempo. Nossa oração deve ser a mesma dos apóstolos de Cristo: Maranata, ora vem, Senhor Jesus!

Hernandes Dias Lopes

Compartilhe